Aprenda a lançar custas processuais no MaisJurídico
O lançamento de custas no MaisJurídico deve ser realizado dentro dos processos, ao contrário das receitas e despesas que são lançadas diretamente na ferramenta Financeiro. Desta forma, as custas ficarão separadas das receitas e despesas do escritório.
Para incluir custas, siga os passos abaixo:
- Acesse a ferramenta Processos;
- Clique no número do processo que você deseja lançar custas;
- Surgirá um menu superior, chamado de menu do processo. Clique em Custas;
- Clique no botão Adicionar, localizado no canto superior direito da tela;
- Na tela que surge, preencha as informações da custa. Os campos Data, Valor e Advogado são obrigatórios;
- O campo Valor deverá ser preenchido com o valor total da custa, no caso de custas à vista. No caso de custas parceladas, deverá ser informado o valor da parcela;
- Os campos Categoria e Subcategoria devem descrever e dar sentido à custa;
- A opção Repetir valor deverá ser utilizada para lançamento de custas parceladas.
Supondo que o valor total das custas do processo seja R$ 8.000,00 e você parcelou este valor em quatro vezes, o campo Repetir valor deverá ser marcado como Desejo repetir este valor e no campo Nº de parcelas, informado 4. No campo Valor deverá ser informado o valor da parcela, ou seja, R$ 2.000,00. - Se você deseja gerar um boleto a partir desta custa, selecione esta opção na seção Cobrança. Obtenha mais informações sobre emissão de boletos clicando aqui.
- Se você deseja enviar o resumo desta custa para o e-mail do advogado ou cliente, marque a opção correspondente na seção Enviar resumo.
- Para finalizar, clique no botão Salvar, localizado ao fim da página.
Pronto, você lançou uma nova custa! Para consultá-la, basta acessar o menu Relatórios > Custas. As custas lançadas serão incluídas automaticamente ao fluxo de caixa e poderão ser visualizadas na ferramenta Financeiro.